Hey, gente!
O blog está participando do Book tour da editora Underworld e o primeiro livro que recebi foi: Onde Habitam os dragões.

A primeiro momento eu fiquei com um pé atrás com o livro, pois não havia lido nenhuma resenha, mas fui na coragem ler o mundo que James criou.
A série As Crônicas de Imaginarium Geographica, conta a estória de três homens - John, Jack, Charles- diferentes, que são unidos por um fator comum, foram escolhidos para serem os novos guardiões do Imaginaruim Geographica. Bert encontra os três homens e anuncia as responsabilidades de cada um, principalmente para John que no caso é o guardião principal. O Imaginaruim, nada mais é que um mapa no qual contem todas as terras do mundo das fábulas, e tem que ser protegido, pois o Rei de Inverno está em busca do mapa para tê-lo como guia das terras para conquistá-las e também para fazer um ritual no qual terá um poder ainda maior.
Logo no inicio do livro, John, Jack, Charles, Bert e sua filha, embarcam no Dragão Indico (navio que possibilita a travessia do nosso mundo para o Arquipélago dos Sonhos) rumo as terras imaginarias para fugir e esconder o Imaginaruim do tirano Rei. Ao longo da viagem, conhecemos vários seres mitológicos das terras e somos imersos a esse mundo. Para que o mapa não caia nas mãos do inimigo, eles decidem destruí-lo, uma tarefa nada fácil quando ele só pode ser destruído por quem o criou. Daí, eles vão em busca do Cartógrafo.
Os personagens possuem características diferentes, enquanto John passa por um conflito de ser o principal guardião e não conseguir decifrar o que está escrito no mapa; Jack é corajoso e as vezes irônico, de longe o melhor personagem pois seus momentos no livro são os melhores; Charles é meio que a base sólida do trio e possui uma grande importância nos momentos finais do livro.
Os dragões é um caso a parte, onde a estória em torno do sumiço deles é bem interessante mas não chega a ser o foco desse 1° volume, não vou aprofundar para não soltar spoiler.
O conjunto do livro trás várias referencias, que mesmo eu não ter lido os livros que James se inspirou, pude perceber os traços da união de diversos seres mitológico de outras séries. A escrita de James não deixa a desejar, mas o enredo é um pouco maçante, pois ao longo da leitura você sente que já viu aquilo. Ao meu ver ele peca por ser muito correto, ao ponto de ser uma estória boa, mas não conseguir prender o leitor tanto quanto deveria.
Mas eu recomendo. Possui uma linguagem adulta com personagens que ouvimos ou lemos desde a infância.
Vou parando por aqui, até porque não leio muitos livros do gênero para ter uma comparação mais precisa.
Só tenho elogios a diagramação, as ilustrações a cada começo de capitulo exerce a imaginação do leitor e a capa muito bonita ao vivo, são pontos bastante positivos à Owen.
Faz parte de uma série, já foram lançados 4 livros lá fora. Mas podem ler despreocupados,pois quase todas as perguntas são respondidas no final desse primeiro volume.
Beijos;** Até logo ;))