domingo, 6 de fevereiro de 2011

Resenha: Paixão e Liberdade - Flávia Cristina Simonelli

Oi gente, antes que começar a resenha, queria explicar o meu sumiço para não aparentar um irresponsabilidade (coisa q não foi), se vcs perceberam ou não desde terça feira que não posto nada, apenas a promoção (espero que estejam participando). Essa semana começou minhas aulas e foi um correria, tive que trabalhar pela manhã e estava sem internet. Também foi primeira semana de aula uma frustração - Descobri que tenho de me redobrar, se quiser passar no vestibular- como estou no terceiro ano, vou ter aula tanto pela tarde (horário) como algumas vezes por semana pela manhã, dessa forma desanda tudo me cronograma de estudos e postagens do blog. Quero avisar, que estou tentando organizar tudo, até amanhã trarei os dias de postagens (sessões) aqui do blog. Amo visitar os outros blogs, postar resenhas e coisas do mundo literário, tenho maior prazer de fazer isso e não abandonarei esse "mundo", apenas meu tempo que será um pouco menor. Agradeço a compreensão.

Boom, quem acompanhou as última postagens viu que eu fiz parceria com a Flávia autora do livro Paixão e Liberdade, quero lembrar vocês de que as opiniões que expressarei na resenha são verdadeiras, independente de ser Parceira aqui do Blog.

Livro: Paixão e Liberdade
Autora: Flávia Cristina Simonelli
Editora: Novo século
Pág: 178
Ano: 2010

O livro fala de duas mulheres com seus 40 e poucos anos, sendo elas Camila e Isabel, com vidas muito diferentes mas com um passado interligado, pois elas foram muito amigas durante a  faculdade. Com 20 anos sem contato, em um certo dia Camila procura Isabel, e as duas começam a revirar um passado, cheio de segredos e começam a conhecer uma a outra de uma forma totalmente diferente daqueles anos de faculdade.
Camila, sempre  muito ambiciosa logo jovem torna-se uma uma grande executiva, mas no meio desse sucesso acontece várias coisas que faz com que ela "fuja" para a Europa, afim de esquecer o que passara. Lá ela convive com pessoas simples, e consegue uma paz que muito tempo não sentia com a nova profissão. Em um determinado momento quando Camila está na Irlanda, há cenas de parto que achei muito interessante e até me comoveu. (não vou contar qual foi, para não solta spoiler).
Já Isabel é uma mulher inteligente e muito sonhadora a procura do amor e ela encontra no seu primeiro marido, mas ele acaba falecendo, deixando-a viúva e com uma filha. Depois que algum tempo ela se casa novamente, mas passa por um casamento cheio de aparências no qual acaba de uma maneira triste. Mas acaba utilizando suas frustrações em prol da arte (escrita) que achei bem bacana.

Com um enredo simples, mas bem explorado e faz jus ao título, o livro trás momentos de reflexão, pois é cheio de frases ou pensamentos com uma filosofia de vida - nada chato-, interessante, e sempre muito inteligente. Não sei se eu consigo explicar a complexidade do livro, pois ele engana o leitor com essa sinopse, talvez eu leia ele daqui alguns anos e ainda assim acho que não vou viver tudo que essas duas personagens viveram. Com uma vida cheia de altos e baixos, Flávia retrata de maneira muito envolvente isso.

Achei muito legal o jeito que foi empregado a Liberdade no contexto, não de maneira clichê como liberdade de expressão entre outros, mas de uma forma de libertação consigo mesmo, dos atos do passado que assombram, de consciência sabe... (não sei se eu estou conseguindo me expressar de uma maneira correta e que vocês possam entender, mas estou tentando). O livro remete termos de compaixão, perdão, amor, redenção de uma maneira que com certeza você vai tirar alguma lição pra vida.

Talvez vocês leitoras achem a leitura em um ritmo normal para o estilo do livro, as vezes fica meio confusa mas nada de muito grave que possa tirar a concentração. Mas eu li super rápido pois o livro me cativou, mencionei algumas vezes até no twitter que estava gostando muito. Confesso que foi porque fiquei muito curiosa para saber qual seria o rumo que as protagonistas iriam tomar. Me decepcionei por não ter mais do amigo delas o João Rodrigo, talvez porque sempre tento colocar algum romance onde não tem (ou pra mim tinha), foi meio que: só isso? Fiquei triste, mas entendi o ponto que a autora quis chegar, mas nem por isso gostei do rumo da Isabel. A estória da Camila foi bem mais explorada e achei o final meio louco,(vcs vão entender se lerem) mas gostei bastante.

Como o livro é pela visão de Isabel tanto narrando sua estória, como a de Camila, fiquei muito feliz em acompanhar o crescimento da protagonista. Um livro muito bem escrito, que fiquei com ele na cabeça por vários dias (terminei de ler no começo da semana), com alguns personagens até complexos e com diálogos curiosos e fascinantes.

Preciso dizer que recomendo? Recomendo com certeza. Acho que todos podem ler o livro, mas não esperem que seja um chick-lit, pois não é. Me lembra um pouco o livro A distancia entre nós, não sei ainda o porque, mas... é isso aí, nem tudo tem um porquê.

O livro tem o selo de Novos Talentos da Editora Novo Século. Não tenho o hábito de ler livros desse tipo, mas eu gostei muito mesmo. 

Quero agradecer muito a Flávia por essa oportunidade de ler um livro tão maravilhoso e bem escrito.(acho que já mencionei isso, mas não custa firmar). Muito sucesso e tudo de bom.

E pra vocês leitores, não deixem de deixar sua opinião no post, pois é muito importante para cada vez melhorar mais o blog, e quero saber se a resenha ficou clara, se não, me avisem. =D

Beijoos;*

22 comentários:

Niii disse...

Lindinho né!?
Tbém gostei muito do livro
Bjs

Ni
Faz Parte...

Sandra disse...

Hey, Salomé!

Esse livro é muito bom mesmo. Leve e fácil de ler... a história nos cativa.
Beijos e ótima semana!

Books Journal disse...

Ah, quem tá lendo esse livro é a Julie e eu to doida pra que ela faça resenha, risos. Mas ela gostou também :)Não sou mto chegada nesse tipo de história, mas acho legal essa coisa de "reviver" o passado e tal :D

Beijos e o novo lay tá lindo <3
Kaká Xxx

Carolina disse...

Eu acho a capa desse livro tão linda. É simples e delicada, chega a passar uma certa paz haha Gostei da sua resenha, vou procurar mais sobre o livro porque ele me parece bem interessante.

xx

Camila Lemos disse...

Tem selinho para você no meu Blog!

http://camilemos.blogspot.com/2011/02/selinhos-e-meme.html

Beijoo :)

Rapha disse...

Ainda não li o livro, nem sua resenha, pq estou com o livro em casa, depois terei que fazer a resenha tmb e para nao pegar alguma coisa da sua prefiro nao ler! hehehe Depois que eu ler o livro, venho aqui e comento sobre sua resenhas direito ;D
Qnto ao horário.. tbm estou nessa, tá super corrido pra mim, estou tentando organizar tudo.. entao se eu nao comentar sempre.. nao estranhe ;/

Beijos
Rapha - Doce Encanto.

Evellyn disse...

Hm.,
é bom quando lemos algo q não estamos habituadas e gostamos né...
Lendo tb achei q não faz o tipo de leitura que eu faria mas pareceu mt bom!
Ahh tem promo rolando no meu blog tb! Já está participando?
bjss

Kellen Baesso disse...

Opa. Visual novo, adorei!!
Quero ler esse livro.
Adorei a resenha.
Beijos

Natália Vaneskca disse...

Oiiie
Seu blog é lindo

Adorei a resenha vou colocar na lista dos próximos livros a serem lidos....
Seguindo akii....
Bjs

Mariana Ribeiro disse...

Não poderia deixar de comentar primeiro sobre o novo alyout do blog!! Está lindo Salomé, adorei mesmo!! Quanto a resenha, consegui entender direitinho seu ponto de vista e fiquei curiosa para ler pois adoro romances.
Bjos.


Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Entre Fatos & Livros disse...

Tá lindo seu lay!

Ainda não li, mas vou ler. Tenho mta curiosidade com esse livro. Eu gosto de livros assim.

BjoO
Pri
Entre Fatos e livros

Mayara disse...

Acredito q essa foi a melhor resenha q li desse livro. Não por ter lido comentários negativos, mas pela expressão dos sentimentos q temos durante a leitura :)
Gostaria muito de conseguir uma parceria com ela e ter esse livro, parece ser ótimo!!

Luiza Corral disse...

Nossa, essa época de começo de aulas é horrivel mesmo. Ainda mais se tá no terceiro e ainda tem vestibular né... Mas né, nossa vida antes de tudo. Aposto que tu vai achar um tempinho pro blog sim!

Ah, a Flavia vai me mandar esse livro pra mim resenhar, quando vi a primeira vez achei que era algum livro espiritual, mas dps que li a resenha adoreiii a história que tive que fazer parceria com a Flavia, rs. Beijoo

Luiza,
Express Coffee

Izabelly disse...

A resenha ficou ótima!! O livro parece ser mt legal msm, espero ter a oportunidade de lê-lo.
O blog tá de visual novo, q legal, adorei!

Bjao
Iza
Três estrelinhas

Luiza Bertoncini disse...

Heey guria! Bah, acho a capa desse livro tão lindinha! *o* hahahaha, me passa uma sensação de paz sei lá :)
A história parece ser boa, mas não sei se é muito o meu estilo :X Pra mim um livro precisa ter romance haha, acho que eu ficaria meio entediada lendo só sobre as duas! :S
A resenha ficou muito boa! :D
Beijocas!

P.S:Sobre a promoção, pode divulgar normalemnte, citando o twitter do blog junto com o link para a promoção :) A frase você monta do jeito que preferir :) o máximo de 2 tweets por dia :) Boa sorte hein!

Nerds and Otakus disse...

eu ja havia lido uma sinopse do livro e ele me deixou muito curiosa...

preciso ter esse livro o mais rápido possível..

ehehe

Diih

Patrick_ED disse...

Adorei a resenha!!
Quero muito esse livro!!
BJOS!!

Pamela Marloch disse...

parabéns, mais a resenha é meio gradinha né?

http://pamelamarloch.blogspot.com

tatá disse...

Olá, acredito que a resenha está bem clara! e só mesmo lendo pra entrar no mundo delas, ou seja, entender melhor a trajetoria da vida delas e que pode nos servir de experiência =D

Larissa Gunia disse...

Eu preciso ler ele! Adorei a resenha =)
bjs...

http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

Danathielle Louise disse...

Sou absolutamente apaixonada por livros que demonstram uma maturidade no desenvolver da história e não apelam só pra romances adolescentes e clichês.
Talvez eu seja uma alma de 40 anos presa no corpo de 21, quem sabe??? Rsrsrs.
Definitivamente quero ler este livro agora, parabéns pela resenha! Se não demonstrou toda a profundidade do livro, certamente fez um esplêndido trabalho para cativar o leitor a se interessar pelo livro!

Liih disse...

Muito legal essa resenha!! Quero ler o livrooo!!!

Beijos.

Postar um comentário

Bem Vindo ao Delírios de Salomé! Fique a vontade para comentar, deixar dicas, sugestões e o que achou do post claro *--*
Beijoos;*

 
Layout de Giovana Joris