sábado, 27 de agosto de 2011

Resenha: Antes que eu vá - Lauren Oliver

Hey gente! Tudo bem?
Minha semana está muito turbulenta, para vocês terem noção, nem vou ter Fim de Semana. Mas tinha que vir aqui falar escrever sobre o livro Antes que eu vá, que entrou na lista dos melhores livros que já li.


Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento.
Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.







O dia do cupido é um dos mais badalados na escola Thomas Jefferson, os mais populares ganham muitas rosas, como prova de que são os que tem mais amigos, e os que não são, estes motivos de zombaria. Samantha não é diferente, ela faz parte da turma dos populares, é convidada para as melhores festas, tem as amigas mais populares e desejadas, além de ter o namorado mais cobiçado da escola, tudo que uma garota normal deseja ter. Na noite do dia do cupido há uma festa na casa de Kent, Sam e suas três melhores amigas - Elody, Ally e Lindsay- vão para a tal festa. Mas na volta acontece um acidente. É o último dia de vida de Sam. Ela morre. No entanto, no dia seguinte ela acorda no mesmo dia 12 de fevereiro, como se tudo que ela tivesse vivido no dia anterior não tivesse acontecido, agora ela terá a chance de viver o mesmo dia 7 vezes e desvendar o mistério em torno de sua morte.
TALVEZ você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs... Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas por entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo.Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. E a verdade, afinal, é que você nunca sabe quando chegará sua vez.
Quando Sam vive o mesmo dia várias vezes percebemos mudanças sutis em seu comportamento. Ela começa a perceber que talvez essa chance recebida seja para mudar algumas coisas ao seu redor. E é justamente o que ela tenta fazer. Oliver nos faz vivenciar o mesmo mesmo dia em ângulos diferentes, assim o livro a cada capítulo é uma surpresa e/ou aflição, até porque não sabemos como será os momentos finais da protagonista ao final do dia. É como acompanhar o amadurecimento de alguém, no caso a personagem principal, ela começa a ver coisas que antes passavam despercebidas, como a maneira egoísta que ela e as amigas eram com as outras pessoas, como certas brincadeiras podem machucar as pessoas . O livro nos transporta para um mundo tão típico dos adolescente, traz temas como: drogas, álcool, sexo, bullying, e amizade.

O livro nos faz questionar por diversas vezes: O que faríamos se tivéssemos uma segunda chance? Nos faz perceber que pequenas atitudes que tomamos podem interferir nas pessoas ao nosso redor, como uma palavra pode magoar alguém, que cada detalhe que parece insignificante é tão importante. Faz-me lembrar muito de uma frase até clichê que diz que "pequenos atos fazem grandes diferenças", e pude realmente perceber isso ao ler o livro. A estória vai se aprofundando quando conhecemos mais a vida não tão perfeita de Sam, que mesmo Elody, Ally e Lindsay serem meninas tão superficiais e más no começo, elas são personagens reais, com seus medos, anseios, e que não são perfeitas como aparentam ser. E essa amizade, e similaridade entre as quatro que as uni.

Lauren escancara de uma maneira comovente e inteligente esse mundo de aparências, o bulling um assunto até maçante nos dias atuais, mas de uma forma diferente, ela traz a tona os que praticam; como essas pessoas são inseguras e não conhecem a si mesmas. Mas também trata sobre esperança e até redenção da personagem.
O que fiz foi realmente tão pior do que todo mundo faz?
É realmente muito pior do que você faz?
Pense a respeito.

A autora escreveu um livro sutil, inteligente, envolvente, angustiante e posso dizer até real. Trata de assuntos sérios, mas com uma linguagem super apropriada para nós adolescentes, que não fica aquela coisa chata de lição. O livro tem um gosto muito especial, pois em cada página não vemos apenas um personagem, mas sim, nos vemos em cada página, ficamos angustiados, e em diversos momentos não saberíamos como agir na mesma situação. A palavra certa para descrevê-lo é: avassalador. Comecei a ler o livro e não conseguia mais parar, li em um dia e até eu não acredito. A leitura, a estória é tão instigante e envolvente, que terminei com um nó na garganta e lágrimas nos olhos.

Se tem um livro que mexeu comigo- posso dizer até mais que Um dia - foi Antes que eu vá, por ser tão belo. 
De verdade, tudo que eu li e ouvi sobre o livro não chegou nem perto do que eu senti ao lê-lo, não sei se foi apenas para mim, mas sei que superou todas as minhas expectativas e quão feliz estou em ter lido um livro tão maravilhoso! Queria que todos pudessem ter a oportunidade de ler Antes que eu vá.
É melhor eu parar por aqui, não soltarei spoiler, quero que a estória seja tão tocante para vocês como foi para mim.

Beijos queridos (confesso que foi bem complicado fazer essa resenha, pois quando gosto muito de um livro não sei se consigo transmitir o quão especial ele foi para mim!)

O que acharam da resenha? Já leram o livro? Querem ler? Comentem, quero a opinião de vocês. rs

 
Livro: Antes que eu vá
Autora: Lauren Oliver
Páginas: 358
Editora: Intríseca



27 comentários:

Patricia Ferreira disse...

Oii,

Eu estou lendo muitas resenhas e a cada resenha que leio, sinto que preciso deste livro... Estou morrendo de vontade de ler ele... D=
Só vejo criticas positivas, amo essa tematica. Parabéns pela resenha maravilhosa !

Bjos, Patty
Carta para Ficção

Unknown disse...

Oiee! Eu amei esse livro. E preciso fazer resenha dele no blog, mas n tive tempo. Adorei sua resenha o livro é realmente muitoo bom!

Niii disse...

Amo *_* já tenho o livro! huahua #respondendosuapergunta. kkkk
adoro a forma como a Lauren escreve!

bj

Aione Simões disse...

Uau! Se mexeu mais com você do que Um Dia, então eu com certeza tenho que ler esse livro!
Já estava morrendo de vontade, com você dizendo isso então!
Beijos!

Sobre Meus Livros disse...

Ah, eu estou com vontade de ler esse livro pelo monte de resenhas positivas dele... parece ser muito legal.
Eu gosto de livros que fazem a gente "refletir" e tal, HAUSHAUHS.
Amei a resenha =)

Beijos.

Luciana Mara disse...

Ei Salomé!

Ai, ai... só posso dizer uma coisa: eu quero! Se vc não vai ter fds e teve que dar um pulo aqui para contar deste livro é pq ele é realmente mto bom.

Eu só leio resenhas positivas.

Eu ainda não li Um Dia, mas vi que todo mundo disse que é um livro tocante. Se Antes que eu vá for mais ainda, ai, ai... preciso comprar para ontem.

Bela resenha!!!

Bjins

Larissa Daline disse...

Tô louca pra ler esse livro.
Sei como é difícil escrever uma resenha de um livro que a gente gostou demais. Mas penso também que quando a gente sabe explicar o porque gostou demais(o seu caso) a resenha fica ótima!
Gostei bastante da sua resenha, estou ansiosa para ler já faz meses! Tô quase furando minha fila gigantesca e comprando.
bjus!

Just Books disse...

Mais um dos livros que quero muito ler, mas o dinheiro não deixa rsrs'

Adoreei a resenha e não vejo a hora de poder ler e ver se é tão bom quanto dizem ;D

bj;*
Naty - Just Books !

Larissa Gunia disse...

Pretendo comprar esse livro, mas sempre tenho medo de me arrepender =/
Agora lendo a sua resenha eu posso confiar que esse é um livro muito bom que no caso eu não vou me arrepender.

O book trailer dele é muito interessante e sem falar no assunto "Bullyng" que ele nos fala.
Que bom que você gostou do livro =D

Bjs...
http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

Aline Polito disse...

Eu adorei de verdade esse livro. Ele foi uma das minhas melhores leituras do ano e eu aprendi muito com ele a dar ainda mais valor nas pequenas coisas e no reflexo de seus atos... Nunca imaginei de seria tão bom. Estou louca para o próximo lançamento da Lauren aqui no Brasil!! Adorei a resenha!

Beijos
Aline
Memoirs and Books

caah disse...

Oii,

Nossa, eu adorei a resenha e estu louca para ler esse livro. Muito bom!

Beijos!

http://openmindbook.blogspot.com

Srta Plens disse...

Muito obrigada pela resenha Salomé.
Com certeza tentarei ler esse livro. Mais um para a lista de Vou Ler
Thanks

Chel Lima disse...

Este layout é tão lindo! own. Voltando, haha. Eu estou doida para ler este livro, parece super bom! Fora que a capa é maravilhosa. Não li nenhum comentário ruim sobre ele, juro. *-* Beijos,

Rachel Lima
http://etcoetra.blog.br/

júpiter disse...

Nossa, acho que esse foi um dos melhores book trailers que já vi. Estou LOUCA para ler esse livro, acho que será o proximo que lerei. Sua resenha, mas o trailer me deixaram como uma ansiedade louca. Tô toda arrepiada aqui, hahah

beijos querida!

Unknown disse...

Esse livro é lindo mesmo, me emocionou muito. Amei a resenha, flor. Vc conseguiu expressar bem o quanto a história é especial!

Bjs,
Kel
www.itcultura.com

Entre Fatos & Livros disse...

OI Salomé!

Eu ainda não li esse livro, mas quero mto!

Todo mundo fala mto bem de "Um dia", dizem que é super emocionante e lindo. O fato de vc compará-los, realmente só aumenta minha vontade de ler. Para conseguir mexer com vc mais do que "Um Dia", então deve ser mto bom, mesmo.

BjOO
Pri
Entre Fatos e Livros

Unknown disse...

Tenho o mesmo problema que você, quando gosto muito do livro sempre acho que a resenha não sai tão bem quanto que eu queria ahuahua. Esse livro no começo não chamou a minha atenção, mas depois de ler todas as resenhas que vem sendo publicada, fiquei morrendo de vontade de ler. Apesar do seu medo sua resenha ta ótima, viu?

Bjss
www.frozenlivros.blogspot.com

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Salomé!
Adorei a sua resenha!!
Eu também gostei do livro e só no comecinho que achei que fosse ficar chato essa coisa de repetir as ações do dia em que a Sam morreu, mas pelo menos cada vez ela tentava consertar as coisas de forma diferente rs.
Espero gostar também de Delirium que será publicado no ano que vem. A autora tem um estilo de escrita que me agradou muito.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Paola Aleksandra disse...

Oi Salomé, tudo bem?

Que lindo que seu blog tá!
A adorei sua resenha, estou com muita vontade de ler esse livro, ganhei ele em uma promoção, mas ainda não o recebi. Acredito que ele também vai mexer comigo, gosto de histórias que nos fazem pensar, e essa parece ser daquelas que nos marcam.

Beijokas

Pah, Livros & Fuxicos

Vanessa disse...

Hey (:
Ain, esse livro com certeza já é um dos meus favoritos também. É muuuuito lindo, muito bom <3 Nem consigo falar sobre ele, minha resenha pra ele não foi o suficiente UAHSSU Muito boa a sua (:

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Unknown disse...

então, eu de primeira fiei commuita vontade de ler ese livro. mas fikei meia chateada, pq o tema é meio que clichê, ja comecei a ler um livro desse estilo, e tive que para pq nao gstei muito =/

Unknown disse...

Acabei de postar resenha desse livro lá no blog. AMEI! Muito bom msm. Sua resenha ficou ótima.

Bjs!

Aline Gasparini disse...

Ah, adorei a sua resenha :D
Confesso que estou completamente louca para ler esse livro, espero em breve ter oportunidade.

Beijos&beijos
Book is life

Sandra disse...

Hey, Salomé!

Eu ainda não li esse livro, mas já o tenho aqui e será uma das minhas próximas leituras. Estou doida pra ler!

Beijinhos!

Sofia disse...

Aah eu fui no evento que a Editora promoveu pro livro! Fio bem legal!
Desculpe invadir aqui assim,mas aposto que você vai gostar do que vou falar!!
Bom,gostaria de falar sobre a mega promoção rolando no meu blog!
Onde você poderá concorrer a bottons,calendário exclusivo, 22 MARCADORES e muuito mais! Ficou interessada? Então passa lá e participe! Conto com você!

http://vida-de-garota-brasil.blogspot.com/

Bjão,Sofi.

Kathleen disse...

Esse livro parece ser legal, já ouvi varios comentarios bons dele. Quero ler.


Seguidora nova \õ/
Me segue também?
http://blogkathleen.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi Salomé (:

Como vc tá? sumiu de vez, rs
Nossa seu blog ta lindo, adorei a resenha, fiquei super curiosa pra ler esse!

Vou procurar logo ele.

Ahh tô de blog novo passa lá: http://sonhoosdepapeel.blogspot.com

Beijocas

Taay (:

Postar um comentário

Bem Vindo ao Delírios de Salomé! Fique a vontade para comentar, deixar dicas, sugestões e o que achou do post claro *--*
Beijoos;*

 
Layout de Giovana Joris